terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Viva as mulheres, viva as mulheres que continuam a lutar pelos valores e igualdade nesta sociedade machista e em alguns pontos absurdos. Temos como homens muito a evoluir e as mulheres a continuarem as lutas.

clique aqui e busque mais sobre as lutas das mulheres.

2 comentários:

Sabrina ACorinthiana disse...

Espero que vc, que é liderança e almeja o comando tão importante da Gaviões da Fiel, lute pela igualdade das mulheres corinthianas, sinto vergonha da última convocação da torcida pra uma caravana pro Rio de Janeiro, onde a presença de mulheres foi proibida. Lamentável que as mulheres da Gaviões da Fiel não possam ir de caravana com sua torcida pro Rio. O que elas tiveram que fazer? Assistir o jogo pela TV? Ir ao Rio por conta própria? Tá errado, isso não pode acontecer. Veja que vergonhosa a observação: http://www.gavioes.com.br/2009/noticias.aspx?c=6&n=4939
OBS: MULHERES NÃO PODERÃO IR NESTA CARAVANA.

Ivani disse...

Parabéns..ao reconhecimento da importancia da mulher na sociedade.
Embora a nossa sociedade ,é regida por homens, em sua grande maioria, por isso o machismo impera...
sabemos que hoje a sensibilidade masculina transcende tudo isso.
Obrigada