quinta-feira, 1 de março de 2012

O genial marketing do futebol brasileiro...

fonte: Blog do Lau

Vivemos questionando o poder de marketing dos grandes clubes europeus. Não entendemos como o Real Madri quase pagou o valor investido em David Beckham apenas com a venda de camisas. E como o Barcelona sobreviveu todos esses anos sem precisar vender o espaço máster de seu manto?
É certo que a crise que assola o mundo, afetou os grandes clubes europeus e que, assim como os nossos, eles possuem uma divida quase impagável. Mesmo assim eles ganham muito dinheiro explorando muito bem a paixão de seus torcedores e internacionalizando a marca do clube.
No Brasil, o cabresto dos dirigentes focam apenas o dinheiro comprometido da TV e a sujeira das siglas da empresas, que muitas vezes não tem as cores do clube e ganham o espaço maior que o próprio distintivo.
 No São Paulo, a diretoria conseguiu mudar a imagem do clube. O carisma, conquistado na época de Telê Santana, se transformou em soberba e antipatia. O estádio do Morumbi, maior patrimônio do clube depois dos torcedores, agora é apenas uma arena de shows. A identificação dos torcedores está abalada com a falta de clássicos no estádio. Os principais camarotes foram devolvidos para o clube, pois perderam o valor. São todos contra o tricolor, mesmo que silenciosamente, e Presidente Prudente é a nova Meca do futebol paulista.

Enquanto isso no rival Corinthians, apesar de ter um efeito positivo na vinda de Ronaldo, até hoje o maior artilheiro de todas as Copas ganha um salário milionário do clube. Quem paga é o torcedor que compra um macacão de F1 com um custo fora dos padrões de mercado. Agora eles trouxeram um chinês, que joga a segunda divisão, para conquistar o mercado asiático.
Mas não é na China que se falsificam tudo?
Gênios...
Já no Palmeiras, um clube atolado em dividas e com o dinheiro da televisão comprometido até 2013, pede esmola para a torcida que mandou embora Diego Souza e Vagner Love com ameaças. Wesley é um bom jogador, mas não deu certo na Europa e não vale 25 milhões de reais em cotas de 100 reais. Imaginem se o volante/ala, jogar mal e não se adaptar ao esquema de Felipão?
E porque não fazem isso, esmola publicitária, com um grande nome, como Nilmar, Alex, Kaká ou Nenê, do Lion?
Estamos engatinhando e ainda temos a pachorra em declarar que somos os reis do futebol, dentro e fora de campo.

Assim caminha o futebol cinco vezes campeão...
http://blogdolaujr.blogspot.com/2012/02/o-genial-marketing-do-futebol.html
 Estanislau Junior
Twitter:@blogdolau
estanislau.10@gmail.com

Um comentário:

Renan lhp disse...

o melhor marketing é o bom futebol se o time joga bem a torcida vai em maior numero ao estadio nao adianta gastar milhoes pra se montar o time e ele só ganha de 1 a0 o marketing esqueceu disso o futebol ainda é o melhor marketing na minhao opiniao