quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torcidas de futebol do Egito ajudam população a se organizar e combater

Autor : David Zirin

http://sportsillustrated.cnn.com/2011/writers/dave_zirin/01/31/egypt.soccer/index.html

Read more: http://sportsillustrated.cnn.com/2011/writers/dave_zirin/01/31/egypt.soccer/index.html#ixzz1CeBhY9fw
 
Ao longo das décadas que marcaram a posse do Egito "presidente vitalício", Hosni Mubarak, tem havido um nexo coerente para a raiva, organização e experiência prática na arte milenar da luta de rua: os clubes de futebol do país. Durante a semana passada, a mais organizada, clubes de fãs militante, também conhecidos como os "ultras", colocaram esses anos de experiência para amplo uso.

Quinta-feira passada, a Federação de Futebol egípcia anunciou que eles seriam suspende todos os jogos em todo o país em um esforço para manter os clubes de futebol de congregar. É evidente que este era um caso de muito pouco, muito tarde. Mesmo sem jogos, as associações de adeptos de futebol têm sido frente e tudo o centro organizador das comissões de moradores que foram garantir a segurança dos moradores, para o confronto direto com a polícia do estado. Em entrevista à Al-Jazeera, Alaa Abd El Fattah, um blogueiro egípcio proeminente disse: "O ultras - têm desempenhado um papel mais significativo do que qualquer grupo político no chão neste momento." Alaa, em seguida, brincou: "Talvez devêssemos começar a ultras para governar o país".

O envolvimento dos clubes tem sinalizado mais do que apenas a intervenção de fãs de esportes. A entrada de clubes de futebol "na luta política significa também a entrada dos pobres, dos marginalizados, e que a massa de jovens no Egito, para quem o futebol era a sua única saída.

Como futebol escritor James Dorsey escreveu esta semana, "O envolvimento de torcedores organizados em protesto do Egito contra o governo constitui o pior pesadelo de todos os governos árabes. Soccer, juntamente com o Islã, oferece uma plataforma raros no Oriente Médio, uma região povoada por regimes autoritários que controle de todos os espaços públicos, para a ventilação da raiva reprimida ea frustração ".

Dorsey declaração profética provou no domingo quando foi anunciado que o governo da Líbia havia instruído a Líbia Federação de Futebol de proibir partidas de futebol para o futuro previsível. Fontes do governo disseram que isto foi feito para evitar a mera possibilidade de que as manifestações do Egito poderia ter repercussões sobre a fronteira. O medo era que o futebol poderia ser a artéria que ligaria o desafio de Mubarak para um desafio de ex-adversário dos EUA virou aliado Muamar Kadafi.

O papel essencial dos clubes de futebol do Egito pode surpreender-nos, mas só se nós não sabemos a história que os clubes de futebol têm desempenhado no país. Por mais de um século, os clubes têm sido um lugar onde torcendo e organização anti-governo caminharam juntos em conforto. equipe mais proeminentes do Egito, o Al Ahly, clube iniciou a sua em 1907 como um local para organizar a resistência nacional contra o domínio colonial britânico. A palavra Al Ahly traduzida em Inglês significa "o nacional", para marcar sua postura assumidamente político contra o colonialismo. Al Ahly foi sempre a equipa com os fãs mais político. É também uma equipa que é permitido aos seus jogadores para fazer declarações políticas no campo mesmo que isso seja uma violação directa da FIFA dita. Não é coincidência que ela era a estrela do Al Ahly do jogador Mohamed Aboutrika, conhecido como "o sorriso Assassin", que em 2008 levantou a famosa camisa revelando a t-shirt onde se podia ler "solidário com Gaza".

Claro que existem milhares nas ruas do Egito, que não têm nenhuma conexão com os Ultras do Al Ahly ou qualquer um dos clubes no Egito. Mas os clubes de futebol, seja na Europa, África, Ásia ou no Oriente Médio, têm uma longa história como um lugar onde a frustração, raiva e discórdia foi canalizado.

Às vezes, tem sido canalizada para o mal termina como vandalismo racista ou mesmo como instrumentos de limpeza étnica durante a dissolução da Iugoslávia. Outras vezes, como na Costa do Marfim, tem sido uma ferramenta para a unidade durante a guerra civil. Ainda mais do que qualquer uma dessas opções, os clubes de futebol têm sido uma válvula de segurança onde as pessoas têm apenas desabafar.

Hoje, no Egito, está no coração de um rico mosaico de resistência. Eles são um exemplo notável da capacidade que o esporte tem de unir as pessoas. Um membro anônimo do partido de Mubarak dominantes nacionais, disse ao jornal governamental Al Ahram, quarta-feira passada, "O que vimos nas ruas ... não são apenas os membros da Irmandade Muçulmana ou simpatizantes, mas os egípcios em geral, esses são os egípcios que você veja apoiar a equipa nacional de futebol - e seu show de frustração era séria e tinha de ser acomodado ". Piedade oficial do governo com o bom senso de perceber a enormidade do desafio nas ruas ea ingenuidade de pensar que pode ser acomodado. O grande autor de futebol em sol e sombra, Eduardo Galeano, em um tempo diferente e contexto diferente, uma vez escreveu, "a ditadura do medo acabou." Umas palavras mais verdadeiras sobre o Egito nunca poderia ser falado.


Um comentário:

Anônimo disse...

Após a eliminação na Libertadores, todos começam a reclamar e a protestar por problemas que vem sendo visto desde o meio de 2009.
Jogadores sem vontade, Ronaldo gordo e sem comnpromisso algum com seu futebol.. só de olho nos quase 2 milhoes que arrecada por mês. Quando veio provou a todos que realmente é um fenomeno... mas é apenas quando quer. Ele não quer mais jogar futebol e os Técnicos só colocam ele pois os patrocinadores jamais iriam aceitar fechar patrocinios milionários com o Corinthians e deixar a maior vitrine deles fora do jogo.
Andres só pensa em dinheiro, marketing... o clube está horrivel, a piscina não funciona em plena época em que os sócios mais a procuram... Em seu mandato, mais de 130 jogadores contratados ( Muitos para o time B que serve apenas para agradar empresários e não deixarem seus jogadores desempregados ).
A base do Corinthians está horrivel. Tenho amigos que jogaram a copinha e no dia 24/01 foram a minha casa e disseram que só entra quem é do Carlos Leite, ou da turma do Severino e André Negão ( Este ultimo, irá ser candidato a próxima eleição presidencial do Corinthians ).
Eles mandam e desmandam na base, fazem o que querem, e desde o Jo em 2004, a ultima revelação de verdade foi o Willian em 2007 e o Dentinho em 2008. Só.. para o Corintihans 3 jogadores em 7 anos, é muito pouco. Não cuidar da base, é garantia de mais contratações, comissões e dinheiro jogado fora.
Fabio Santos ? Ganhou o que no futebol ? Sempre saiu esculachado dos clubes por onde passou. É horrivel!
Diego Sacoman que voltou de empréstimo do Ceará... ele é péssimo, e é mala... só quer saber de mulher e dinheiro.
Moradei ??????? Eu ainda não acredito que esse cara voltou para o Corinthians...
Danilo ? Se ele sair do Corinthians ele vai jogar em time pequeno.. No futebol brasileiro ele não tem mais mercado entre os grandes. Jogador morto, sem vontade, sem brio, sem sangue!
Moacir ? Depois do ano passado, não tem nem o que comentar.
E a venda do Elias ? Po... já passamos por isso em 2009 quando foram vendidos Douglas ( Contra sua vontade ) Cristian e André Santos. Desmontaram o time, gastaram 40 milhoes em contratações e mesmo assim não ganhamos NADA. Chega 2011 e o Andres o que faz ??? Vende o principal jogador do Corinthians dentro de CAMPO.
O triste é saber que os maiores inimigos do Corinthians estão dentro do próprio Corinthians. Na delegação para a Colombia foram: André Negão, Jassa, Wagninho Gordo e Mané da Carne... com tudo pago, é claro!
Ter esses caras no Corinthians é uma vergonha.
E se prepare... Mario Gobb, André Negão serão canditados a próxima eleição.. Ou seja.. tudo que está ruim pode piorar mais ainda!!
Antes o protesto era para o ingresso não ser R$ 30,00.. agora é pra não ser R$ 50,00... ou seja... sempre almentando.. É claro que o fiel torcedor tras descontos... mas quem é estudante acaba saindo perdendo poiis não consegue comprar meia entrada. Sem falar nas mensalidades, anuidades e etc...
O Andres pegou o clube com 100 milhoes de dívidas.. mas com 60 milhões em caixa. As dívidas almentaram, e os titulos diminuiram.
Sempre gostei do Tite... mas pelo que ele fez em 2004 no Corinthians. Depois disso nuncamais foi bem em time algum. Acabou com o Centenário do Inter.. Foi demitido dos Porcos.. E está aí, ganhando um bom salário e colocando o time com 3 volantes e 3atacantes ( em minha opinião são 2, pq Ronaldo é 1 a menos ).
O Sousa que joga em outro time, e ainda recebe 100 mil dos cofres Corinthianos.. Defederico.. Dinheiro jogado fora.. Liedson com 33 anos ? Vai resolver o que ? Ghando quase 400 mil mensais. Era melhor ter trazido o Guilherme ou o Marcelo Moreno... iria pagar caro, mas pelo menos são jogadores novos que poderiam trazer retorno financeiro futuramente.
Esperar atitude dos Gaviões da quadra é a mesma coisa que nada, pois o Carnaval está chegando, e o dinheiro para os carros alegóricos tb...
A situação está dificil !