quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Stedile do MST recebe homenagem na CAMARA DOS DEPUTADOS

João Pedro Stédile da Direção Nacional do MST. Na foto o companheiro e amigo recebendo a camiseta de nosso movimento. Movimentos que se apoiam. 

Stedile recebe homenagem da Câmara dos Deputados



A medalha "Mérito Legislativo" é concedida a personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. A Solenidade foi realizada no Salão Negro do Congresso Nacional, no dia 1 de dezembro às 15h.

Mesmo sendo considerada a ‘casa do povo’, são raras as vezes que um trabalhador é reconhecido por sua luta e organização em busca de justiça social. . Invertendo o senso comum, a Câmara dos Deputados, pela primeira vez, faz homenagem com a medalha Mérito Legislativo ao militante do MST João Pedro Stedile.

A indicação partiu do deputado federal Brizola Neto (PDT/RJ) em nome da bancada do PDT na Camara dos Deputados,como uma forma de trazer a reflexão à luta pela terra e o uso que vem sendo feito dela.

De acordo com o deputado Dr. Rosinha (PT/PR), da frente de apoio a reforma agraria, a homenagem significa o reconhecimento da importância histórica da luta travada pelo MST para o desenvolvimento do país e revela um avanço da Câmara dos Deputados enquanto instituição pública.

“"São os militantes dos movimentos sociais, entre eles o MST, que colocaram nas últimas décadas a questão da reforma agrária como uma questão prioritária na agenda do país. O combate ao latifúndio e às desigualdades sociais no campo, através da organização popular, está entre os grandes méritos de João Pedro Stedile e do MST", disse.

No diploma que acompanha a medalha, o texto da Mesa diretora da camara é contundente. "Recebe o reconhecimento do poder legislativo brasileiro, por sua luta em prol da reforma agraria no Brasil."

Medalha

Instituída em 1983, a medalha é concedida anualmente a personalidades, entidades ou instituições que realizaram ou realizam serviço ou ação de relevância para a sociedade. Receberão a medalha este ano 32 personalidades e 2 entidades.

Para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que institui o prêmio, “na Casa estão os representantes do povo brasileiro. Nada mais justo que esses representantes, em sua relação com a sociedade, façam um reconhecimento do trabalho dessas pessoas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Brasil”.

Outros 33, entre entidades e personalidades, serão agraciados pela mesma medalha. Dentre eles estão o vice-presidente, José Alencar, indicado pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP); o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, indicado por Cândido Vacarezza (PT-SP); o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, indicado por Inocêncio Oliveira (PR-PE) e a economista Maria da Conceição Tavares, indicada por Arlindo Chinaglia (PT-SP). 

Nenhum comentário: