quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Posicionamentos sobre entrevista do Promotor Paulo Castilho

Ontem vi no Blog do Perrone entrevista do Promotor Paulo Castilho (veja aqui) que afirma que trabalhará e até atuará judicialmente para a separação do Movimento Rua São Jorge dos Gaviões da Fiel com obrigatoriedade de instiuir-se como uma nova torcida organizada.

Primeiro ressaltar que minhas colocações não tem cunho de desrespeitar, muito menos de afrontamento ao caro Promotor que conheço pessoalmente, mas sim de expressar minha posição para possível elucidação aos que acompanham meu blog.

Nós do Coletivo Movimento Rua São Jorge somos sócios dos Gaviões da Fiel e não abrimos mão de nossas associações da entidade. Vale lembrar que os Gaviões da Fiel, entidade democratica não tem proibições quanto a posicionamentos, ou tem ? Mesmo as diretorias que se oporem ao Movimento, também não poderá expulsar esta grande camada de associados, pois não tem base para isso. Não temos nada que ferimos em nossas linhas estatutárias e ideológicas.

Os setores da justiça, que coordenam os trabalhos preventivos no futebol, necessitam entender que o Coletivo Rua São Jorge faz parte dos Gaviões, queiram os presidentes e diretorias que nos negam ou não. Isso trata-se de um processo nosso, interno, democrático, válido, autentico e de direito.

O Movimento RSJ tem três anos, e o último presidente como o atual faz questão de nos negar. Ai a pergunta. Porque estes sócios que se denominam Coletivo RSJ não são expulsos ? A resposta é simples, porque não podemos ser expulsos da entidade, não tem motivos. Pessoas, sejam diretoria ou não, simplesmente por não concordarem com nossas idéias, não podem simplesmente nos expulsar. Precisamos lembrar que vivemos na democracia, que temos liberdade de pensar e ter escolhas.

A posição do Promotor Paulo Castilho deveria fazer contrária, deveria exigir das diretorias (anterior e atual) dos Gaviões que realmente assumam a responsabilidade da entidade no geral. É o papel de quem escolhe ser Presidente. Mas não, aceita a argumentação que não fazemos parte da entidade mesmo sabendo que na pratica não é assim. Somos Gaviões, ficamos no meio da arquibancada e a camada de sócios inteira dos Gaviões sabem que não deixamos de pertencer a entidade. O que o Movimento RSJ fez foi deixar de frequentar a sede, o que nenhum associado é obrigado na legislação da entidade.

Acreditamos que os Gaviões tem diversos desvios ideologicos e temos o direito de se posicionar na entidade, nosso direito.

O Promotor menciona que não seguimos orientações da diretoria. Me pergunto, que orientações de nossa diretoria ? Diretoria nos nega, não abre dialogo com a torcida muito menos com nosso coletivo.

Eles sim deveriam deveriam assumir por não nos incluir nos trabalhos preventivos dos Gaviões.

Aliais, que orientações seriam estas ? Pois no plano preventivo em dias de jogos, seguimos todo esquema padrão para as demais torcidas e seus coletivos regionais. Nossas praticas são as mesmas. Seria no caso das cobranças do time ? Se for , elucido, que primeiramente antes de sermos sócios dos Gaviões, somos corinthianos e todos tem seu direito individual de se manifestar. Se um coletivo de sócios quiser ir no clube cobrar, como corinthianos jamais poderemos impedir. O problema seria se causassem problemas no clube, o que no caso da RSJ nas duas intervenções que fez não causou confusão alguma.

E se a diretoria dos Gaviões nos negam, eles são os omissos junto aos trabalhos preventivos, pois somos sócios dos Gaviões.

Queria saber qual medida judicial me obrigaria a sair dos Gaviões e pertencer a outra entidade. Que lei nos obriga a isso ? E os direitos de ir e vir ? E a democracia ? Estamos na ditadura de novo ?

E os setores de segurança, imprensa, a Nação Corinthiana e especialmente os sócios dos Gaviões não tem que nos reconhecer como uma Torcida, pois não somos. Somos um forte Coletivo dos Gaviões da Fiel, apenas.

E quanto ao menção do interesse de disputar as eleições, ressalto aqui. O movimento Rua São Jorge não tem objetivo de ser chapa política nas eleições dos Gaviões. Eu, liderança juntamente com alguns membros estamos discutindo internamente e com outros coletivos da torcida de coletivamente debatermos um projeto para a Torcida, de forma ampla nos Gaviões. E mais, posso sim ser candidato e ser RSJ não me restringe em nada pois sou Gaviões da Fiel Torcida e estou dentro de todos critérios estabelecidos na entidade. Mas deixar claro que isso uma idéia em debate, hoje afirmo que pouco provável que isso aconteça, opinião e colocação minha, individualmente.

O Movimento Rua São Jorge foi banido dos trabalhos preventivos de segurança

Ressalto também que fomos banidos dos trabalhos preventivos de segurança. Sim, fomos banidos.

Afirmo isso, pois desde que comecei a me organizar junto ao Coletivo RSJ, recordo-me que eramos cobrados para estarmos presentes nas reuniões, nas ações dos trabalhos preventivos. Fomos e participamos de algumas reuniões. Mas devido a diretoria dos Gaviões (gestão anterior) se posicionar contra nossa participação, somando-se os posicionamentos contrários de outras torcidas, fomos impedidos bruscamente de participar das reuniões que anteriormente estavamos sendo fervorosamente convocados, pelo Promotor e outros setores de segurança. E ficamos cientes que estavamos vetados na porta do MP numa reunião que fomos solicitados estarmos presentes. Enfim, fomos cortados dos trabalhos, pelos setores de segurança, pela nossa própria diretoria e demais torcidas. Mas mesmo assim nos organizamos como todos, dentro das normas de segurança.

Fiz estes eesclarecimento na correria mas espero que elucide o máximo possível.

Abraços fraternos,

Pulguinha
Liderança dos Gaviões da Fiel Torcida
Pertencente ao Coletivo Mov. RSJ

3 comentários:

Anônimo disse...

Apoio esta conduta, temos principios de fundação dos Gaviões, sou socio e membro do mov. R.S.J....Somos Corinthianso e temos, temos tradição e nada fizemos, a promotoria deve avaliar, pois esta situação e de conduta interna da entidade e nada mais, cabe a promotoria averiguar situações que disrespeitem a sociedade num todo. Seguimos a linha de fundação

Robson R.S.J

Anônimo disse...

O Paulo castilho entrou de cabeça no espírito romântico da promotoria... como grande parte dos integrantes do MP ele se sente o guardião da sociedade, sendo que não passa de um mero garantidor de cumprimento de leis...
se tem um orgão no judiciário que representa os interesses do povo ese órgão é a defensoria pública e não o MP.. mas, enfim, isso é outro assunto..

Em partidos políticos, movimentos sociais e outras organizações coletivas sempre há divergências de opiniões e posicionamentos, e de modo algum essas divergências representam uma divisão que deva ser institucionalizada no sentido de uma separação em dois grupos distintos... não é porque existe uma linha dentro do PT que discorda da direção do partido, que essa linha tem de ser retirada do partido e formar uma nova entidade... assim acontece com o PSDB, com o MST, com a UNE, com o PSOL, com o antigo partido nazista, com a OAB, e com todos as outras entidades de grupo..

como o pulga explicou muito bem, a saída "genial" do tal promotor é ineficaz e ilegítima... está impedindo a oposição, está minando a liberdade de expressão, está cagando no pau.
num debate jurídico, essa posição não se sustenta.

agora..

quem é que vai me dizer o que é o gaviões? qual sua essência? .. o gaviões é uma quadra? o gaviões é um presidente e meia duzia de diretores? quem tem essa resposta pra dar? .. será que o presidente da entidade tem?

se ele não tem a resposta, porque insiste em negar a RSJ? .. ou será que ele está cagando pra o que é gaviões e o que importa é que o carnaval tá aí e do jeito que for vai ser...

é de se pensar...

mas firmão.. o movimento vem forte...

RSJ

Tampa disse...

Disse tudo Pulguinha. Foi como eu disse anteriormente, ele pode querer fazer o máximo para tal.. mas sabe que não há meios jurídicos de fazer tal intervenção.

Não tem cabimento ele querer "obrigar" que nos desliguemos dos Gaviões para fundar uma torcida paralela.

Se o fizer será por meio de imposição inconstitucional mesmo e isso, como sabemos, é voltar a ditadura.

Nunca calarão nossa voz!