quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nota da Torcida TUF sobre o I Seminário Nacional das Torcidas Organizadas



Nota da Torcida TUF sobre o I Seminário Nacional das Torcidas Organizadas
1º Seminário Nacional de Torcidas Organizadas


Galera Tricolor, a TUF nos dias 4 e 5 de Julho participou do primeiro Seminário Nacional de Torcidas Organizadas. Várias reuniões com as principais lideranças de torcidas do Brasil, muita coisa foi debatida, vários questionamentos levantados, um momento histórico, que com certeza será um marco no mundo das Organizadas.

De início seria loucura pensar em juntar toda essa gente, muitos pensavam que não seríamos capazes de dialogar como homens, deixando de lado todo tipo de “ódio” e “rivalidade” existentes entre as entidades presentes, o que estava em jogo era um bem maior, a luta permanente pelo nosso jeito de torcer, a valorização da cultura das Torcidas Organizadas brasileiras.

Um dos principais pontos abordados no Seminário foi o projeto de lei que modifica o estatuto do torcedor, no seu artigo 39 onde ele responsabiliza objetivamente as Torcidas Organizadas e seus dirigentes por atos ilícitos cometidos em praças esportivas e no seu trajeto pelos seus associados. Estamos bastante atrasados nessa luta, pois o projeto de lei já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está prestes a ser votado no Senado.

Encontramos um quadro realmente preocupante, onde os governantes em vez de pura e simplesmente extinguir com as Organizadas, estão dando bastante corda para nos enforcarmos com os nossos erros, precisamos ter comprometimento com todo esse processo que está por vir, onde a intenção dos homens da lei é varrer do mapa toda nossa historia e cultura de Torcedor Organizado.

Necessitamos de força e de representatividade. Todas as entidades isoladas nada poderão fazer, mas precisamos nos unir nesse momento deixando tudo de lado por uma sobrevida ainda que curta. A intenção é que as Torcidas Organizadas formem Federações Estaduais para que assim possamos criar a Confederação Brasileira das Torcidas Organizadas, entidade essa que terá sim representatividade e força perante nossos Políticos do nosso país.

Não existe mais espaço para tanta violência urbana, sabemos que isso não é exclusividade do futebol, vivemos em um país cheio de injustiças sociais, é necessária uma verdadeira revolução para a mudança deste quadro brasileiro, mas isso não serve de desculpas, nós componentes de Torcida Organizada não podemos fugir de nossa responsabilidade, se o Governo do Brasil não faz a parte dele nós temos que arregaçar as mangas e fazer acontecer, quebrar todos os estigmas, provar para todo um país que um dia pensou que seria impossível nos colocar na mesma mesa, que somos homens e não bichos que precisam ser isolados de todo o resto. Temos uma identidade, toda nossa ideologia, iremos lutar com todas as forças por nossos direitos de Torcedor Organizado.

É preciso o comprometimento de todos nesse processo, pois o fim já bateu na porta das Organizadas, apenas não ouvimos o chamado de toda uma nação.

VAMOS A LUTA, POIS ELA VALE APENA.

Ricardo Fontenelle (MEXICANO)

G.R.E.S. LEÕES DA TUF

------------------------------------------------------------------------------------

Acho importante os esforços das lideranças, diretorias e associados no apoio ao díalogo amplo para articulações em pról as Torcidas Organizadas de todo Brail.

Esta nota refere-se ao I Seminário Nacional das Torcidas realizado pelo Ministério dos Esportes nos dias 04 e 05 de julho em São Paulo.

Pulguinha
Gaviões da Fiel Torcida

Um comentário:

TeJota disse...

Você foi? Se não foi, pode dizer o pq?
Vi várias fotos e vídeos do seminário e não vi nem vc nem o Minduim por lá...Achei estranho, pois é dito que vc's são os mais engajados e politizados da GDF.
O que houve para não irem?
Se foram. Pode citar o que foi proveitoso e não, do seu ponto de vista?

Obrigada.