quarta-feira, 17 de junho de 2009

Carta enviada aos jogadores pelo Gaviões Movimento Rua São Jorge

Prece pelos Nossos Jogadores

Aos oito anos, véspera de um jogo importante do Timão, mesmo sem sono (sem sono pela ansiedade do jogo, até parecia eu o jogador) fui obrigado a dormir cedo. Despertei no meio da noite, suando e segurando as lágrimas. No meu pesadelo meu time perdia. E aos oito anos eu rezei assim: Pai do Céu, você é bom, é corinthiano e gosta muito de mim que eu sei. Então, por favor, eu te peço, não deixe o Corinthians perder amanhã. Juro que vou obedecer minha mãe um mês inteirinho seguido, juro que não vou mais bater naquele menino porco que mora na outra rua. Eu juro. Por favor, papai do céu!
Mas eu já não tenho oito anos. E há muito tempo perdi a inocência de criança e a ingenuidade de rezar a Deus pedindo proteção para nossos jogadores. A Nação Corinthiana está diante de um jogo muito importante para o Corinthians. Depois de amargarmos um ano de sofrimento, como era importante gritar “Campeão" da Copa do Brasil 2008. Não gritamos. Engolimos seco e voltamos pra São Paulo com o coração pesado. Fomos campões paulista. Nossa dignidade foi restaurada. Mas ainda nos falta um pedaço dela. Precisamos desse pedaço. Ano que vem fazemos 100 anos. Nosso centenário. E não negamos nosso desejo maior, nossa loucura de ganhar uma Libertadores. Só há uma coisa no nosso caminho: esse timeco do internacional. Só uma coisa pode nos impedir de jogar a Libertadores no ano do nosso centenário: uma derrota pro timeco do internacional. Sei, sei. Tem o Brasileirão. Mas, não! A hora é essa. É agora!

E eu desperto irritado com o sonho ruim, fumo meia carteira de cigarro, bebo duas doses de conhaque e dispenso a companhia da minha mulher. E fico no escuro da sala, sozinho, tentando pensar positivo, dizendo a mim mesmo, que sonhos são besteiras, que não devemos acreditar neles. Não tenho mais oito anos e já não rezo mais. Mas aquela ansiedade, parecendo que sou eu que vou jogar, ainda continua. Então percebo que aquela criança que amava o seu time e os seu jogadores ainda existe em mim. Então, fechando a porta para não ser visto, me ajoelho quietinho aos pés de São Jorge, e rezo timidamente minha oração: Deus, ilumina as mãos do Felipe, os pés do Ronaldo, o peito do William, a criatividade do Cristian e do Douglas, a mente do Mano, põe asas nos pés do Dentinho, fortalece o Alessandro, protege o Diego, o Elias, o Chicão, o Diogo...Deus, ajuda nossos jogadores no início do jogo, lá onde eles estão mais frágeis, ajuda-os no coração da luta, a manterem firme o fio da atenção, preserva neles a esperança do gol mais lindo, sem o que eles perderiam o ânimo, preserva-os na impotência sem o que eles se perderiam no orgulho, purifica-lhes o olhar. Quando perdem gols não significa que são mal jogadores, quando fazem gols não significam que são os melhores, pois se eles fazem apenas pelo gosto do lucro apodrecerão no outono como um fruto esquecido, mas se fazem por amor permanecerão no bem, e no coração de sua torcida. E que o momento de fazer bem feito é agora!.... enfim, meu Deus, cuida de tua melhor criação, cuida do nosso Corinthians, cuida dos nossos jogadores e, mostra pra todo mundo mais uma vez que você é corinthiano. Não é por mim, sabe, eu sei disso e não preciso de provas. Mas o povo fala muito e adora fofocas, entendeu?

É isso aí, rapaziada! Vocês estão no momento histórico de elevar a felicidade de 20 milhões de Corinthianos em todo o mundo à máxima potência: comemorar 100 anos de existência com o título que nos falta. Ganhar a Copa do Brasil é o primeiro,e por ser o primeiro, é o passo mais importante. Sem um priemiro passo, não há um segundo, nem um terceiro. Não se caminha. A conquista desta taça não é uma cobrança. É um pedido. Podem estar seguros, que da arquibancda jogaremos juntos os quatro tempos desse jogo. Ânimo. Força. E garra corinthiana!


Movimento Gaviões da Rua São Jorge

2 comentários:

Tuca_ABC disse...

Corinthians é foda, o resto é moda. Sou da 4 geração de corintianos de minha familia e só nós corintianos sabemos como é este sentimento, que é o verdadeiro sentimento de amor a um time de futebol, o único time de futebol. Antes de ir para qualquer jogo do Corinthians rezo, e ontem antes de ir para o Pacaembu o sentimento da oração foi muito forte, muito confiante, (sempre pregando a humildade, não escolhendo placar) pedindo raça e determinação num mundo que esta tomado de inveja e corrupção. É dificil explicar o porque, porém tenho certeza que Deus é corintiano e guiará nosso time para o caminho certo. Corinthians: O campeão dos Campeões.

Anônimo disse...

Lindo texto! Muito bem representado.