segunda-feira, 30 de junho de 2008

Entrevista para Comunidade do Projeto Arquibancada Brasil

Domingo, 13 de Janeiro de 2008
Entrevista n. 01 com Pulguinha dos Gaviões da Fiel

Torcida Organizada: Grêmio Gaviões da Fiel Torcida Força Independente

Nome da liderança : Wildner Rocha

Apelido: Pulguinha

Idade : 29 anos

01) Acompanha seu time desde que idade ?

R: Desde dos 4 anos de idade.

02) Quando entrou na Torcida Organizada ? Quantos anos tinha na epoca ?

R: Entrei em 1989, tinha 11 anos.

03) Caso tenha apelido, poderia informar a razão do apelido ? Ganhou o apelido na Organizada ?

R: O apelido foi dado pelo grande Panctho, Pulguinha em razão de ser pequeno, ganhei este apelido quando tinha 12 anos de idade, acredito porque era pequeno.

04) Porque a escolha de entrar na Torcida Organizada ? Que ano foi ?

R: Entrei em 1989 quando nossos pais não aguentavam mais a pressão para associar-se. Amei desde do primeiro jogo presente amei as bandeiras, a batucada e o incentivo. Tudo que os Gaviões proporcionava nas arquibancadas.

05) Porque escolheu esta Torcida ?

R: Desde do primeiro jogo do Corinthians que fui os Gaviões foi amor a primeira vista. A festa, as bandeiras, o incentivo ao Corinthians e a condução da Torcida Corinthiana ao incentivo. A mística dos Gaviões é muito forte.

06) Teve influencia familiar ou de amigos para escolher seu time quando pequeno ?

R: Lembro-me do meu avó Oliveira falando na orelha sobre o Corinthians. Mas a grande influência foi o meu falecido padastro, o velho William, ele levou no jogo onde tudo começou.

07) Teve influencia de alguém para entrar na Organizada ?

R: Entrar, participar dos Gaviões foi vontade própria, desde que vi, mas como era novo meus pais não permitia ainda. Minha mãe era amiga das mulheres do Julhão, Dentinho, Miranda, Gordura e finado Piolho. Ouvir o Julhão uma certa vez falando dos Gaviões e do Corinthians em casa me fez ter certeza que queria entrar nos Gaviões da Fiel.

08) Em sua trajetória na Organizada, quais as funções já assumidas dentro da Torcida ?

R: Fui por muitos anos do Departamento de Bandeiras, desde de colaborador a diretor, fui secretário na loja por duas vezes, gestão Dentinho e Jamelão, junto com alguns companheiros iniciamos o Depto. Social onde fui diretor, representante dos Gaviões no MTO (Movimento das Torcidas Organizadas) Vice-Presidente nos anos de 2005 a 2007 e representante dos Gaviões na Liga das Escolas de Samba no ano de 2007.

09) Quais as tarefas realizadas nestas funções ?

R: No Depto. de Bandeiras tudo referente ao cuidado e preparo com o material para os jogos do Corinthians e contribuição na organização de caravanas. Como secretário responsável pela loja, venda de materiais e venda de caravanas. Como membro do Depto. Social fizemos dezenas de Campanhas e doações, articulação com entidades, politíco, imprensa e movimentos sociais.

10) Atualmente tem alguma tarefa ou responsabilidade na Organizada ?

R: Atualmente procuro ajudar em tudo possível, mas atualmente ajudando mais na arquibancada. Não tenho nenhuma função especifíca e nenhum cargo.

11) Qual a história de sua torcida ?

R: Os Gaviões foram fundado em 1969, em plena ditadura militar. Nasceu de um movimento nas arquibancadas, de jovens questionadores quanto a situação do clube conduzido por Wadih Helu. Os Gaviões foi reprimido em seu ínicio e a mistura de cabeças pensantes e os guerreiros valentes foram fundamental.

Primeira torcida a se posicionar contra ditadura militar, em favor da anistia aos presos politícos.

Em 1974 consegue a sede do Bom Retiro, que estamos até hoje, atualmente temos um quadro associativo de 80.000 associados, fazemos caravanas marcantes a cada ano, temos uma estrutura invejável e uma história que marcou no futebol. Hoje impossível não lembrar-se dos Gaviões quando se ouve Fiel Torcida, torcida corinthiana, Nação Corinthiana. Somos reconhecidos pela Nação Corinthiana como porta vozes da torcida e órgãos fiscalizador do Corinthians.

Nossas ações sociais é reconhecida, nosso trabalho carnavalesco reconhecido como dos melhores de São Paulo e sem pretensão acredito que no conjunto, podemos sermos considerados a maior Torcida Organizada da América Latina.

12) Qual atividade marcante que participou em sua Torcida ?

R: Foram muitas. Jogo de salão em 1993, muitas entradas de bandeiras realizadas, estréia de nossos bandeirões, caravanas de 1995 (contra o Grêmio na final de 1995), de 2000 (contra o vasco no mundial) e muitas que são inesquecíveis com os irmãos, as doações pelo Depto. Social, dezenas de representações que fiz pelos Gaviões. Foram muitas atividades marcantes.

13) Qual fato marcante para você como liderança de sua Torcida Organizada ?

R: Ter liberado 72 ônibus na caravana de 2000 contra o Vasco no Mundial. Saímos em 199 ônibus e foi marcante. Muitas atividades marcantes onde representei os Gaviões ou participei, como a participação na Semana da Democracia Corinthiana, as centenas de reuniões nas regiões diversas com associados, as articulações com lideranças de demais torcidas, o protesto com cerca de 6.000 corinthianos marchando para o enterro simbolico dos dirigentes corinthianos, as dezenas de protestos contra as parcerias do corinthians (Hicks Muse), as reuniões com os jogadores nas situações difíceis, os títulos de campeão do carnaval de 2002, 2003, 2007 onde ajudei diretamente, muitas coisas marcantes.

Postado por Arquibancada Brasil às 19:04

Link da entrevista : http://arquibancadabrasil.blogspot.com/2008/01/entrevista-n-01-com-pulguinha-dos.html

Nenhum comentário: