sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Conselho Deliberativo em fase de reestruturação

No último domingo (20/11), a diretoria dos Gaviões da Fiel realizou em sua sede uma Assembleia Geral com os associados para tratar das eleições bienais do Conselho Deliberativo, que será retomado em janeiro de 2012.

A partir desta quarta-feira (23/11), estarão abertas as inscrições para aqueles que desejarem se candidatar a uma das 20 vagas disponíveis. De acordo com o Estatuto, para ser candidato é preciso ter, no mínimo, dois anos de associação aos Gaviões e ser maior de 18 anos. Essa regra vale também para a votação, ou seja, poderão votar apenas aqueles que são associados há dois anos ou mais.

No entanto, a orientação é para que se respeite outros critérios historicamente estabelecidos para que algum associado venha a fazer parte do Conselho, como a liderança que exerce dentro da entidade, além do conhecimento histórico, conquistado através da experiência cotidiana que viveu dentro dos Gaviões. Segundo regime estatutário, todos os candidatos serão avaliados por uma comissão formada por conselheiros vitalícios e membros da diretoria.

O Conselho é um importante instrumento de fiscalização e orientação dos rumos da entidade, seja do ponto de vista ideológico ou financeiro. Decisões importantes serão tomadas democraticamente, por isso, alertamos que é preciso ter responsabilidade tanto no momento de inscrição de candidatos quanto no momento de votação.

Orientamos a todos que não vote baseado em coleguismos, regionalismos ou indicações de amigos. Atente-se em quem irá votar. Não vote se não conhecer e se não tiver a certeza que a escolha será o melhor para os Gaviões, pois, mais do que exercer o direito democrático de votar, é preciso ter a responsabilidade de opinar sobre o futuro dos Gaviões da Fiel.

No total, assim como prevê o Estatuto, são 20 vagas para os conselheiros vitalícios (ex-presidentes) e 20 vagas abertas para votação.

O prazo de inscrição para a candidatura de conselheiro (bienal) encerra no dia 10/12. Os interessados podem procurar a Secretaria dos Gaviões.

A eleição do Conselho Deliberativo acontecerá no dia 14/01/2012, na sede dos Gaviões da Fiel.

*Acompanhe as novas informações no site e a matéria sobre o Conselho no próximo jornal “O Gavião”

Nenhum comentário: