sexta-feira, 8 de julho de 2011

Escândalo com grampos derruba ex-porta-voz de premiê britânico

fonte : Portal SRZD

O ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro britânico David Cameron, Andy Coulson, foi preso nesta sexta-feira em Londres. Coulson é acusado de envolvimento no escândalo das escutas ilegais realizadas pelo jornal britânico "News of the World", durante o período em que trabalhava como editor.

Cerca de 4 mil pessoas teriam tido a caixa de mensagens de telefones acessadas por jornalistas que estariam em busca de informações exclusivas sobre celebridades, políticos, membros da família real, além de vítimas de crimes e familiares de soldados mortos durante as guerras do Afeganistão e do Iraque.

As escutas telefônicas ilegais tiveram início entre 2003 e 2007, mesmo período em que Coulson foi diretor do "News of the World".Ele teria pedido demissão na época, após o jornalista Clibe Goodman e o detetive Glenn Mulcaire serem presos por admitirem a intercepção em telefonemas da família real britânica.

Em maio de 2007, apesar das denúncias de grampo, o Partido Conservador, liderado por Cameron, contratou Coulson como diretor de Comunicações. Em 2009, ele assumiu o cargo de diretor de comunicações do premiê Cameron, tendo renunciado a função em janeiro deste ano.

Em entrevista coletiva, o premiê britânico confirmou a criação de uma comissão de investigação do escândalo de escutas telefônicas do tablóide. "É correto e apropriado estabelecer uma investigação completa e pública para chgar ao fundo do que aconteceu".

Apesar do escândalo ter ocorrido quando Coulson ainda era chefe de redação do "News of the World", Cameron assumiu toda responsabilidade por tê-lo contratado. "Assumo plena responsabilidade por isto", disse durante depoimento em delegacia da capital inglesa.

Jornal era editado há 168 anos
O tablóide "News of The World" tinha uma das maiores tiragens de todo o Reino Unido. Editado há 168 anos, a publicação era alvo de investigações desde o fim da década passada.

Na última quinta-feira, o diretor do grupo que controla o jornal, James Murdoch, anunciou o fechamento oficial do jornal na próxima semana.

Em nota, Murdoch disse que o "lado bom do 'News of the World' foi ofuscado por um comportamento que foi errado e, se as recentes alegações forem verdadeiras, (foi um comportamento) desumano, que não tem espaço na nossa empresa. O 'News' tem a missão de fiscalizar e responsabilizar (as pessoas). Porém não fez isso consigo mesmo".

Nenhum comentário: