terça-feira, 28 de junho de 2011

Implementado no Pacaembu, JECrim tem dia tranquilo no clássico

fonte : Correio do Brasil

Presente nos estádios desde 2005, o JECrim (Juizado Especial Criminal) esteve em ação no clássico deste domingo (07), no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, entre Corinthians e São Paulo, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro 2011.

Com o intuito de acelerar o processo de detenção e punição de pessoas que cometem crimes de menor porte dentro do estádio, integram o JECrim órgãos como o Ministério Público, IML, Juizado do Torcedor, Polícia Científica além do Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância).

Uma das ocorrências mais comuns em dias de jogos é a apreensão de pessoas com entorpecentes. Quando isso ocorre, a droga é levada até a polícia científica, onde é submetida a testes para verificar se o produto realmente é ilícito.

Encarregada da realização dos testes, Vera Lúcia, desenhista técnica pericial, relatou como os trabalhos são feitos. “Em um primeiro momento usamos nosso mini-laboratório para a constatação da droga. Após isso ela é encaminhada para um laudo pericial final”.

Vera Lúcia ainda explicou que a ocorrência é comum em dia de jogos. “É uma ocorrência comum, mas como houve a reunião entre as torcidas antes do jogo, as coisas ficaram mais tranquilas”, relatou em referência ao clássico deste domingo.

Já o juiz de Direito, Jarbas Luiz dos Santos, explicou como é o funcionamento do JECrim. “Aqui nós abordamos casos em que a pessoa já pode receber seu benefício na hora. É o chamado delito de pequeno potencial ofensivo. São comuns dias tranquilos por aqui, até porque hoje quase não existe violência dentro dos estádios. Ela está no entorno”.

O juiz ainda aprovou a criação do novo Juizado Especial de Defesa do Torcedor de São Paulo. “É importante a criação desse juizado já que ele compete às áreas criminal e cível. É algo necessário, pois as ocorrências existem e o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Seguimos aqui um padrão internacional”, concluiu.

Durante a partida, que terminou com uma goleada do Corinthians sobre seu rival pelo placar de 5 a 0, não foram registradas ocorrências no JECrim.

Nenhum comentário: