quinta-feira, 14 de abril de 2011

Diabos 'verdes e amarelos': boa fase não evita crise entre torcida e dono

fonte : site Globo Esportes

Torcedores não concordam com a administração da família Glazer no Manchester United e exaltam cores de time que originou o clube

Por Felipe Rocha Especial para o Globoesporte.com, em Manchester (ING)

Dentro de campo a fase do Manchester United não dá para ser contestada: semifinalista da Liga dos Campeões e da Copa da Inglaterra, além de líder absoluto do Campeonato Inglês. Sinal de paz entre diretoria e torcedores? De jeito nenhum. A torcida segue inconformada com a administração dos Glazer, família amerciana dona da maior parte das ações do clube desde 2005.

O período administrado pelos Glazer é repleto de troféus, mas a forma como chegaram ao United, com boa parte do dinheiro usado para a compra do clube vindo de empréstimos, e as crescentes dívidas, principalmente por causa do alto preço dos juros dos empréstimos, fazem a grande maioria dos torcedores locais rejeitar a atual administração do gigante inglês.

A empresa criada pelos proprietários dos Diabos Vermelhos, a Red Football Joint Venture Limited, apresentou débito de £ 108,9 milhões (R$ 296,7 milhões) referentes à temporada 2009/2010.

- O sucesso do time não é por causa dos Glazer, eu diria que apesar deles, o time vai bem – diz Sean Bones, vice-presidente da MUST (Organização de torcedores do Manchester United, sigla em inglês), maior organização independente de torcedores do United, com mais de 167 mil membros.

A MUST é a principal responsável pela onda verde e amarela que se espalhou pelo Old Trafford desde 2010. Como forma de protesto aos proprietários, muitos torcedores do Manchester adotaram as cores do Newton Heath, clube que originou o United. Desde então, as arquibancadas do Old Trafford ficam mais "à brasileira" nos jogos dos Diabos Vermelhos.

- Peço aos torcedores brasileiros que gostam do Manchester United que nos ajudem nesta campanha de recuperar nosso clube. Vai tomar tempo, mas vamos tirar os Glazer daqui – disse Bones.

Adesivo de campanha contra Glazer no Manchester United (Foto: Felipe Rocha/Globoesporte.com)

Da janela de seu escritório, localizado a 200 metros do Old Trafford, o dirigente vê o estádio do clube de coração e cobra mudanças na política do United.

- O alto preço dos ingressos é uma das nossas principais críticas. Além da falta de investimento na equipe. Desde que os Glazer assumiram o poder, eles dividiram a nossa torcida em várias fatias. Muita gente não consegue mais ir aos jogos – revelou Sean Bones.

A diretoria do Manchester United garante que as dívidas não vão afetar na montagem do time para a próxima temporada. O técnico Alex Ferguson terá de buscar um novo goleiro para substituir o ídolo Van der Sar, que já anunciou a aposentadoria para o fim da atual temporada europeia. Mesma situação do lateral Gary Neville.

O meio-campo dos Diabos Vermelhos é outro setor que deve ter algumas mudanças para o próximo ano.

Nenhum comentário: