segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dia 29/11 é o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino

Núcleo de Estudos Edward Said - Instituto da Cultura Árabe, Oboré e Matilha

- Ponto de Encontro (Encounter Point) - Direção: Júlia Bacha e Ronit Avni.

Documentário, 85 min, 2008.

Ponto de Encontro é uma co-produção entre palestinos, israelenses, norte-americanos e sul-americanos. Mostra os depoimentos de palestinos e israelenses que superam as barreiras e os estereótipos para atuar pelo diálogo. São grupos organizados que estão na vanguarda do movimento que procura estabelecer um ponto de encontro e de coexistência em meio às perdas. Eles sabem que seus passos são justos, que encontram oposição, mas enfrentam com coragem e lutam pela mudanças.

- Nós e os Outros (Selves and Others, A Portrait of Edward Said) - Direção: Emmanuele Hamon. Documentário, 54 min, 2003.

Sinopse: Edward Said é conhecido como um dos maiores intelectuais contemporâneos, professor da Columbia University, autor do Orientalismo e outras obras e grande defensor dos direitos do Povo Palestino. O documentário foi gravado por algumas semanas com Said e sua família, um pouco antes da sua morte em 2003. O resultado é um filme sensível, contundente e profundo sobre Said, sua obra, sua identidade cultural e as principais reflexões que predominaram durante a sua vida e o seu trabalho intelectual.

Para o debate do dia 04/12, teremos:

Soraya Misleh, jornalista, membro editorial da ciranda.net, membro do Movimento Palestina para Todos e diretora de imprensa e divulgação do Instituto da Cultura Árabe. Participou no mes passado do Forum Mundial de Educação que aconteceu na Palestina.

Dirceu Travesso, dirigente da Central Sindical e Popular-Conlutas, participou no mes passado do Forum Mundial de Educação que aconteceu na Palestina.

coordenação: Francisco Miraglia, Professor Titular da Universidade de São Paulo, Vice-Presidente Regional do ANDES-SN, co-coordenador do Núcleo de Estudos Edward Said do Instituto da Cultura Árabe.

ESPAÇO MATILHA CULTURAL
R. Rego Freitas 542 - São Paulo - Brasil - CEP:01220-010
fone: +55 11 3256.2636 begin_of_the_skype_highlighting +55 11 3256.2636 end_of_the_skype_highlighting
contato@matilhacultural.com.br
http://matilhacultural.com.br/

Nenhum comentário: