quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bóris Casoy, um serviçal do poder econômico é pego em flagrante delito

Por Mário Augusto Jakobskind, 04.01.2010

Qual a moral que tem o senhor Bóris Casoy depois de ser defenestrado em pleno noticiário? Casoy, um antigo militante do Comando de Caça aos Comunistas (CCC) saiu-se com a seguinte jóia do pensamento elitista ao ver e ouvir mensagem de dois garis desejando feliz ano novo aos telespectadores: “Que merda… Dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros! O mais baixo da escala do trabalho”. E ao fundo alguém gritou para avisar que o áudio estava no ar, interrompendo a reflexão de Casoy: “deu pau, deu pau”, ou seja, o áudio estava aberto, ou a merda estava feita. (Link para o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=f_E4j7vi3js)

No dia seguinte, o próprio Casoy pedia desculpas verbais pelo que tinha dito. De que adianta pedir desculpas e tudo ficar por isso mesmo? É o mesmo que o âncora tinha feito desmentindo sua participação no CCC nos anos 60. Desmentiu, mas na prática continuou defendendo os valores do Comando.

O episódio revelou uma faceta do pensamento de parte significativa da elite brasileira, que tem um profundo menosprezo aos trabalhadores de um modo geral, em especial aos que exercem atividades como a dos garis.
Casoy é um digno representante de um segmento das elites, de natureza racista e preconceituosa. É do mesmo time de um jornalista que escreveu um livro dizendo que no Brasil não há racismo e hoje na TV Globo cuida diretamente de todo o noticiário sobre o candidato preferencial da emissora, o senhor José Serra. Em outras palavras, tudo que sai sobre Serra na Rede Globo passa antes pelo crivo de Ali Kamel, segundo informam espiões benignos.

É uma vergonha que a TV brasileira seja ocupada por profissionais de imprensa que babam ódio, como Casoy, a qualquer tipo de manifestação das classes populares. Volta e meia, o próprio âncora da Bandeirantes é acionado para criminalizar de forma grosseira o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e qualquer outro movimento social. Ele fala com satisfação, tal como um militante ativo do CCC nos anos 60.
Os comentários contra os movimentos sociais são exatamente da mesma natureza que as reflexões feitas por Casoy sobre os garis. É o real pensamento de parte da elite brasileira, que não se conforma com o fato de o Brasil e a América Latina estarem em processo de transformação.

Casoy e outros do gênero, como, por exemplo, Arnaldo Jabor, são pagos para babarem ódio contra tudo que se aproxima de movimentos que visam tornar o país mais justo e igualitário.

Por estas e muitas outras é preciso mostrar aos brasileiros que o manipulado noticiário jornalístico das principais emissoras de televisão faz parte do jogo da dominação. Nada é por acaso, mesmo a reflexão do senhor Casoy ao expor o seu verdadeiro pensamento de servidor incondicional do poder econômico.
O âncora poderá ser gradativamente jogado fora pela cúpula da Band, porque pega mal para ela mostrar uma verdade que diariamente os bi-shots midiáticos tentam maquiar de forma sofisticada para iludir os telespectadores.

Será que o Sinidicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas não vão se pronunciar sobre um fato que fere a ética dos profissionais de imprensa?

Um comentário:

Mais um navegante na jornada disse...

isso mesmo pulga...

indivíduos como esse Bóris cazoy infestam a TV brasileira.

outro dia desses ele desferiu críticas extremamente agressivas ao presidente lula e ao PNDH-3 de uma forma que nunca vi nenhum jornalista fazer.... foram 10 minutos do jornal de ataque direto a tudo que se referisse ao governo e suas medidas...um jornalista deveria somente apresentar os fatos mas o velho facista não, ele tem necessidade de impor a opinião dele perante os telespectadores.

seus ataques ao mst e a todos movimentos e ações populares tambem ja são conhecidos como voce citou.

abaixo a manipulação e ao elitismo na tv brasileira.

abaixo aos velhos dinossauros facistas.

e salve a transformação e socialização de nosso país.


fica com deus irmão...é nóis q. tá