quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Nota Oficial do Movimento Rua São Jorge sobre o ROXO no Projeto do Corinthians


Corinthians é preto e branco! É assim a tradição, a história e a mística construída desde 1910. Agora, justamente no ano do centenário, em que se deve resgatar a história, fortalecer a tradição e comemorar os 100 anos do glorioso Sport Club Corinthians Paulista, a lógica inverte-se. A regra é vender camisas, lucrar e fortalecer as estratégias de marketing, em que se vende uma ideia vazia de homenagem ao torcedor. Por que não se homenageia a nação corinthiana democratizando o acesso ao estádio, com os preços dos ingressos menos abusivos? É disso que precisamos. Estar presente na arquibancada e no dia-a-dia do clube.

Enganam-se aqueles que pensam que somos meros consumidores dos produtos estrategicamente elaborados pelo marketing. Enganam-se aqueles que pensam que somos apenas coadjuvantes da história. Nós somos a história. Nós somos o Corinthians!

No entanto, sobre as lógicas e regras perversas do atual futebol-empresa não discutiremos aqui. Não agora! No momento, a necessidade é garantir que o nosso centenário não será pintado de roxo e transformado em tricolor (preto, branco e roxo). A necessidade é de se construir, no mínimo, uma comemoração que respeite a nossa origem, cultive a nossa tradição e reascenda a mística corinthiana. Por isso, nós dos Gaviões da Fiel Movimento Rua São Jorge não apoiamos, até mesmo, repudiamos a tentativa de pintar de roxo o nosso centenário. Tricolor não! Corinthians é preto e branco! Corinthians é tradição!

4 comentários:

Carlinhos disse...

Respeito a tua opinião, mas não vejo o terceiro uniforme como adcionadas as cores do clube, é apenas uma camisa diferenciada, isso não quer dizer que faz parte das cores do clube, por acaso mudou o estatuto mudando as cores do clube? é claro que não! isso não é tricolor, são as pessoas que estão pensando assim, eu não vejo dessa maneira. É preto e branco e nos Gaviões tudo preto mais nada e deixa o clube usar as cores no terceiro uniforme não tem problema nenhum, sem crise. Quando lançaram as camisa com as cores cinza não tinha problema, lançaram com dourado tbm não teve problema, e por que agora?
Respeito e faço parte dos Gaviões, mas isso não tem nada a ver.

PULGUINHA disse...

Carlinhos...

Primeiramente nã é uma opinião exclusiva minha, e sim de uma coletividade dos Gaviões, inclusive nosso quadro de lideranças e membros atuantes.

Acredito que seja mesmo visões diferentes, pois você aponta como apenas uma camisa comemorativa. Se assim fosse, tudo bem. Eu pelo menos discordaria do mesmo jeito. Acho que a cor roxa nao tem nada a ver com nosso processo histórico e discordo desta linha de modernização exemplo europa que acredito ser mesmo um processo mercantilista ....

Mas a questao que no Corinthians lançaram a camisa, introduziram o roxo em tudo, fazendo a cor ser intruduzida na história. Foi muro, bus, materiais diversos. Não aprovamos esta linha de reciocinio do marketing.

Agora vemos o nosso centenário sendo desenhaado de roxo. Demais da conta ...

TA indo nos jogos ? não achas feio a torcida tricolor ? Pois é como esta ficando com o roxo.

Mas obrigado pela discordancia, assim é a vida, assim é o corinthians, assim sera melhor para nosso futuro.

Forte abraço. Para mim, Timão é tradição, com preto e branco.

Carlinhos disse...

Tudo roxo também não é legal, concordo com você, isso realmente não pode, com certeza eu prefiro o mar negro dos Gaviões, só não fou em mais jogos esse ano porque o meu filão está pra nascer, independente de cor ou não eu gosto do MRSJ, mas ao mesmo temo fico triste pela divisão nos GAviões, sei de alguns problemas, mas isso enfraquece a nossa torcida que sempre teve a união como força, espero que isso um dia acabe, parabéns mano É NÓIS QUE TÁ.

Unknown disse...

Respeito a opnião de nosso companheiro mas também acredito que na comemoração do centenário a estilização de novos uniformes não resgata a mística do que é o Sport Club Corinthians Paulista, assim como também se esses uniformes fossem produzidos em outros anos. Acredito que há inúmeras formas de prestigiar o nosso centenário inclusive com ações mais democráticas e populares, o que vem de encontro com as características de um time de massa que promoveu verdadeiras mobilizações sociais em sua história. Promoções para a aquisição de ingressos antecipados para os jogos seria uma boa alternativa para o clube como para a torcida. Mas parabenizo aqueles que ultilizam esse espaço para expressar sua opnião, com respeito às diferenças e abordando diversos temas que não podem passar despercebidos por nós, que de alguma forma ajudamos a construir essa linda história.
Abraços fraternos a todos e fiquem com Deus.

É NÓIS Q. TÁ
LHP SEMPRE
CORINTHIANS