domingo, 5 de julho de 2009

Plano preventivo do Sul merece elogios

Presenciamos em grandes jogos no estado brasileiro muitos pontos equivocados no processo de organização, qualidade nos serviços, plano preventivo de segurança, trato policial, compra dos ingressos e acesso ao estádio. Muitos erros gritantes até.

Mas venho testemunhar o processo organizativo desenvolvido no Rio Grande do Sul. O Plano desenvolvido pelos dirigentes e policiamento do sul foi ótimo. Sou muito atento neste sentido e não presenciei falhas grosseiras. Alguns exageros com torcedores tentando entrar sem ingresso, mas sem maiores problemas para resolverem.

Saimos de São Paulo sem problemas. Com uma bela compra em nosso bus, fomos em verdadeira confraternização, regado com cerveja e samba, verdadeiro alto astral.

Fizemos uma bela viagem e chegando ao Sul começamos a ser parados pelo policiamento. Nunca esperamos tratamento cordial, respeitoso. Mas la isso aconteceu.

O policiamento iniciou nosso acompanhamento e determinado ponto tinha uma área planejada para a torcida do corinthians desembarcar. A revista é normal nos procedimentos e geralmente feito de maneira hostil. Não nos aconteceu. Descemos e fomos revistados normalmente, sem hostilidade e livre para se alimentar e ir aos banheiros quimicos disponiveis. Sim, revista sem hostilidade, área de alimentação e com banheiros químicos. Raro este preparo para torcida visitante em qualquer estado.

Após esta etapa, entrar no estádio. Pequena fila. Um cordão de policiamento e uma fileira de cavalos para organizar tal entrada. Alguns policiais sempre pegando algum torcedor tentando adentrar sem ingresso. Isso os tirava do sério. Foi notado pelo responsável do policiamento que os cavalos ali atrapalhavam a organização, trazendo transtornos e inseguranças aos corinthianos na fila. Responsávelmente o comandante manda-os se retirar. Logo estavamso entrando. Única falha grosseira : Não tinha catracas e pegavam nossos ingressos na mão. Rasgavam. Como pode rasgar o comprovante da entrada paga, sendo o ingresso nossa apolice de seguro do evento ? Ainda não se enxega o torcedor como consumidores, isso é claro.

Dentro do estádio sem maiores problemas. Corinthians consagrou-se Tri-campeão da Copa do Brasil e fizemos a festa.

Na saída transitamos sem maiores problemas e acompanhado da escolta até as estradas de saída do sul.

Parabéns pelo processo organizativo. Me senti torcedor respeitado. Raro no futebol brasileiro.

Nenhum comentário: