segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aos torcedores do Corinthians

Do blog do Torero

A Frente em Defesa do Povo Palestino, que reúne mais de 50 entidades da sociedade civil brasileira, apoia e vê com muitos bons olhos a ida do Corinthians à cidade palestina de Ramallah, na Cisjordânia, para participar de jogo contra o Flamengo.

Levar o esporte para uma zona de conflito e território ocupado, onde seus habitantes não têm garantidos seus direitos fundamentais, é uma iniciativa louvável.

A Cisjordânia – ao lado da faixa de Gaza e de Jerusalém Oriental – permanece ocupada pelo Estado de Israel desde 1967, uma ação ilegal, como reconhece a própria ONU (Organização das Nações Unidas). Ali, as crianças não podem estudar ou jogar bola livremente, pois, além de correrem riscos, são submetidas a bloqueios e mesmo toques de recolher que buscam determinar o curso de suas vidas. Mesmo assim, admiram e conhecem os jogadores brasileiros, que podem trazer alguma alegria a vidas em que a normalidade do cotidiano tem sido roubada.

Acreditamos que, além disso, o jogo Corinthians x Flamengo pode voltar os holofotes para o problema palestino e pressionar a uma solução justa. Assim, pleiteamos a que não permitam que a direção do clube ceda a eventuais pressões para que o mesmo jogo ocorra também em Israel, o que seria como igualar opressor e oprimido. E impedir que o futebol – que já parou até guerra – cumpra sua função social de fato. A torcida do Corinthians tem um papel importante para que seu time, que historicamente tem sido o time da massa, que prima pela democracia e liberdade, se recuse a jogar em Israel, enquanto este mantiver a ocupação criminosa sobre os territórios palestinos, que tem feito milhares de vítimas.

Frente em Defesa do Povo Palestino
-----------------------------------------------------------------------------------

Apoio profundamente as colocações. Levar o jogo para Israel seria igualar opressor (Israel) e oprimidos (Palestinos).

Referente este jogo, notifico que esta acontecendo algumas articulações para ida dos Gaviões para Palestina. A proposta é que nossos representantes colaborem de alguma forma com o processo existente, levar nossa manifestação de solidariedade ao povo palestino.

Nós, militantes sociais, membros dos Gaviões sempre nos posicionamos em favor do povo palestino. Aliais, em torno de muitas bandeiras, de muitos povos, contra muitas opressões. Participamos de muitas ações, manifestações e atos políticos em favor desta causa palestina.

Membros dos GAviões estão se mobilizando na tentaiva de conseguir ir para Palestina manfestar-se neste jogo. Existe também começo de articulação entre torcida do corinthians e flamengo para somar as ações.

Espero que os membros das organizadas do Corinthians e Flamengo consigam ir e desenvolver alguma ação conjunta, contribuindo com o momento para alertar o mundo sobre as injustiças acontecidas na região.

Viva o povo palestino !!!

Pulguinha

Um comentário:

Vitor-Campinas disse...

Mano, de arrepiar essa parada! Viva a luta do povo Palestino. Salve o Corinthians!