terça-feira, 15 de julho de 2008

MANIFESTO EM REPÚDIO À CRIMINALIZAÇÃO DO MST PROMOVIDA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL.

Nós, cidadãs e cidadãos brasileiros, membros de organizações sociais e políticas, queremos manifestar à sociedade brasileira e à comunidade internacional nossa indignação e mais veemente repúdio às medidas tomadas pelo Ministério Público e pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul contra o MST.

Em setembro de 2007 o Subcomandante Geral Cel. Paulo Roberto Mendes Rodrigues encaminhou ao Ministério Público um relatório elaborado pela própria Brigada Militar que caracteriza o MST e a Via Campesina como movimentos que deixaram de realizar “atos típicos de reivindicação social” e que passaram a orquestrar “atos típicos de organizações criminosas” e “paramilitares” .

Tais medidas da BM avançam sobre a competência das Polícias Civil e Federal, ofendendo a Constituição de 1988. Deputados estaduais, prefeitos, integrantes do INCRA e supostos estrangeiros foram investigados secretamente.

No dia 2 de dezembro de 2007 o Conselho Superior do Ministério Público aprovou o relatório elaborado pelo promotor Gilberto Thums que designa “[...] uma equipe de Promotores de Justiça para promover ação civil pública com vistas à dissolução do MST e declaração de sua ilegalidade [...]”. Bem como, o Ministério Público decidiu “[...] pela intervenção nas escolas do MST a fim de tomar todas as medidas que serão necessárias para a readequação à legalidade, tanto no aspecto pedagógico quanto na estrutura de influência externa do MST.”

No dia 11 de março de 2008, contrariando inquérito da Polícia Federal que investigou o MST em 2007, o Ministério Público Federal denunciou oito supostos integrantes do MST por “integrarem agrupamentos que tinham por objetivo a mudança do Estado de Direito, a ordem vigente no Brasil, praticarem crimes por inconformismo político”, delitos capitulados na Lei de Segurança Nacional da finada ditadura.

A denúncia referia-se aos acampamentos do MST como “Estado paralelo” e apontava a existência de apoio das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), além de estrangeiros responsáveis pelo treinamento paramilitar.

Soma-se a tais medidas, o processo de intensificação da repressão policial às ações políticas do MST. Marchas pacíficas, protestos, ocupações são atacados com extrema violência da parte da Brigada Militar. As imagens divulgadas chocam pela brutalidade: bombas jogadas em meio a famílias com crianças, balas de borracha disparadas à altura das cabeças e espancamentos.

É contra essas medidas de cunho autoritário e ditatorial que vimos a público manifestar nosso apoio ao MST.

Democracia não pode ser uma palavra vazia. Dissolver o MST, torná-lo ilegal, processar e criminalizar suas ações e seus militantes políticos para “quebrar sua espinha dorsal” significa, sem meias palavras: cassar os direitos democráticos dos trabalhadores rurais sem-terra.

Tal criminalização dos movimentos sociais e da pobreza representa um ataque às liberdades democráticas e não pode ser tolerado em um país que se pretende livre. Desde a redemocratizaçã o e do fim da ditadura militar essa é a ameaça mais contundente aos direitos civis e políticos, que tem como próximo passo atingir, inclusive, outras organizações populares e lutadores de nosso povo.

Uma das propostas do relatório vai ao extremo: sugere o cancelamento do registro eleitoral dos sem-terra acampados ou assentados numa região para evitar sua influência política. Sufrágio sem direito de organização política já é uma farsa. Cassação do sufrágio é ditadura escancarada.

Nenhum cidadão consciente da história recente do Brasil pode se calar perante tamanha, evidente e concreta ameaça à democracia e aos Direitos Humanos. É vergonhosa a ofensa ao Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e à Constituição de 1988 que asseguram o direito de associação para fins lícitos.
O MST é um movimento social de caráter popular que luta pela Reforma Agrária e pela Justiça Social e Soberania Popular. As elites brasileiras precisam aprender que questões sociais devem ser resolvidas com POLÍTICA E NÃO COM POLÍCIA!

A única maneira de acabar com o MST é acabar com o latifúndio, com o agronegócio e com milhões de famílias sem-terra dando-lhes oportunidade de trabalho e renda na produção de alimentos. Essa é a proposta política de Reforma Agrária também garantida na Constituição Federal, cujo cumprimento o MST exige através das ocupações e lutas em todo o Brasil há quase 25 anos.

Por isso conclamamos aos que lutam a somarem-se ao Ato Público em Repúdio à Criminalização do MST Promovida Pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul que realizaremos no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA), Rua: Monte Alegre, 1024-Perdizes, 16 de Julho de 2008 às 19 horas.

Mudança
Querem emudecer a luta pela igualdade
Com a voz da “justiça”
Muito se enganam...
Mal sabem esses senhores – esses, que de tanto pensar em lucro não enxergam a beleza da vida – que buscam a dissolução do insolúvel...
Os caminhos que percorrem não são profícuos
Soterrando a solidariedade, nossa pedagogia e didática
Esquecem, pobres (de tão ricos) senhores
Que é a terra que semeia frutos e flores
E que, quanto mais terra colocarem sobre nós
Mais mudas semearemos
Mudas que não fazem nenhum minuto de silêncio
Que semeiam dança, poemas, cores
E que, cantando,
fazem a mudança no mudo mundo desses senhores.

Isabel Mansur

ABAIXO O AUTORITARISMO DA BRIGADA MILITAR E DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL!
TODO APOIO AOS TRABALHADORES/ AS RURAIS SEM TERRA, AO MST E À VIA CAMPESINA!
POR REFORMA AGRÁRIA! PELA DEMOCRACIA! E POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR!

ESCRITÓRIO MODELO D. PAULO EVARISTO ARNS, ASSEMBLÉIA POPULAR, MST, VIA CAMPESINA, MTD, CONSULTA POPULAR, PCB, PT, CUT, INTERSINDICAL , REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ, MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES, FÓRUM CENTRO VIVO, PSOL, FÓRUM DA ESQUERDA FDUSP, MTD, C.A XXII DE AGOSTO, MOVIMENTO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS, DCE DA UNIFESP, DCE DA USP, JUVENTUDE OPERÁRIA CATÓLICA BRASILEIRA, COLETIVO DE MULHERES DE SÃO MATEUS, CENTRO MARIA MARIÁ DE FORMAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DA MULHER, SOF – SEMPREVIVA ORGANIZAÇÃO FEMINISTA, CASA VIVIANE DOS SANTOS, ORIASHÉ – SOC. BRAS. DE CULTURA E ARTE NEGRA, ESPAÇO LILÁS- CIDADE TIRADENTES, CENARAB-/SP CONSELHO NACIONAL DE IAYLORISÁS, EGBOMYS E EKEDYS NEGRAS, INTERVOZES – COLETIVO BRASIL DE COMUNICAÇÃO, CASA DA MULHER LILITH, 3° MILÊNIO EM DEFESA DA CIDADANIA , ASSOCIAÇÃO RUBENS CARLOS COSTA, PROCEC – PROJETO CIDADANIA DE EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO, UNIÃO DE MULHERES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, PROMOTORAS LEGAIS E POPULARES, COMISSÃO DE FAMILIARES DE MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS, CDHEP – CAMPO LIMPO, CMP, MOVIMENTO HUMANISTA, PARTIDO HUMANISTA DO BRASIL, COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, CENTRO DAS CULTURAS DO BRASIL, MRNV – MOVIMENTO REVOLUÇÃO NÃO VIOLENTA, INSTITUTO DA NÃO VIOLÊNCIA, INSTITUTO EXPRESSÃO DA LIBERDADE, ORG. MUNDO SEM GUERRAS, MTST, COLETIVO DANDARA FEMISTAS DIREITODA USP, GRUPO PRÁXIS – ESTUDANTES DE DIREITO MACKENZIE, NEDA – NÚCLEO DE ESTUDOS DE DIREITO ALTERNATIVO UNESP, PAJE – PROGRAMA DE ASSESSORIA JURIDICA ESTUDANTILDA URCA – CE, REPED – REDE POPULAR DE ESTUDANTES DE DIREITO, SINDICATO DOS ADVOGADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, CASA SOFIA, UMM – UNIÃO DE MOVIMENTO DE MORADIA, UNE – UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES, SINDICATO DOS DESENHISTAS DE SÃO PAULO, INSTITUTO CAIO PRADO JÚNIOR, INSTITUTO VIANINHA, INSTITUTO ZEQUINHA BARRETO, AJD – ASSOCIAÇÃO DE JUIZES PARA A DEMOCRACIA, SINDICATO DOS QUIMICOS UNIFICADOS OSASCO E REGIÃO, EXECUTIVA DE TERAPIA OCUPACIONAL, CENTRO ACADÊMICO FLORESTAN FERNANDES DA ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO, UJC, UEE, EXECUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA.

Nenhum comentário: